O movimento durante a amamentação também pode ser usado como uma forma de comunicação entre o gatinho e a mãe, já que os gatos possuem pequenas glândulas odoríferas nas patas e, quando amassam, são liberados feromônios usados para se comunicar.
“Amassar a mãe libera feromônios associados à ligação, identificação, estado de saúde e muitas outras mensagens. Um deles, conhecido como ‘feromônio apaziguador de gatos’, é liberado pelas glândulas sebáceas ao redor das glândulas mamárias”, explica um artigo do site The Conversation.
Ok, então por que gatos adultos fazem?
De acordo com a professora Susan Hazel e a pesquisadora Júlia Henning, da Escola de Ciência Animal e Veterinária da Universidade de Adelaide, existem outros motivos associados ao “amassar pãozinho”.
Segundo elas, a primeira resposta está em um fenômeno chamado neotenia, que é quando animais adultos mantêm traços ou comportamentos infantis. No caso dos gatos, a possibilidade é de que eles façam a ação para mostrar aos seus tutores que os amam —exatamente como os donos costumam pensar.