Página Inicial Tecnologia por que você tem que desconfiar

por que você tem que desconfiar

Publicado pela Redação

Porém, continuar repetindo a famosa frase como se fosse um mantra é algo limitador. Se essa for a resposta padrão toda vez que alguém questionar se a IA vai abalar o mercado de trabalho, perdemos a chance de aprofundar a análise e expandir o debate para toda sociedade do impacto da tecnologia. Porque, no fim, a IA tem potencial para trazer uma mudança significativa na força de trabalho, causando deslocamento de postos de trabalho e desemprego.

Um estudo feito no ano passado pelo FMI (Fundo Monetário Internacional), por exemplo, mostrou que 40% dos postos de trabalho em todo o mundo já estão expostos à IA. Embora uma parte dos profissionais possa se beneficiar, a outra será prejudicada e até mesmo substituída.

Não dá para cravar qual o real efeito na economia no longo prazo, até porque não temos consenso sobre isso. Enquanto algumas estimativas afirmam que a IA pode dobrar a taxa de crescimento, o prêmio Nobel em Economia Daron Acemoglu argumenta que a IA vai trazer um aumento modesto, entre 1,1 a 1,6 do PIB, ou um ganho anual de produtividade de apenas 0,05 por cento.

Mas ainda que não tenhamos certeza sobre projeções de médio e longo prazo, pesquisas experimentais mostram um aumento significativo de produtividade e eficiência quando trabalhadores começam a usar ferramentas de IA em suas tarefas de escritório. Um estudo recente realizado por pesquisadores da Harvard Business School e The Wharton School demonstrou que os funcionários que usam IA gastam 16% menos tempo para concluir algumas tarefas em relação àqueles sem o uso da tecnologia.

Você mesmo pode ter exemplos anedóticos de atividades que está fazendo com mais velocidade e qualidade depois que passou a adotar IA. Talvez verificar um contrato, preparar uma planilha, analisar um documento ou até produzir um conteúdo. É um aumento de produtividade evidente, mas que não vem sem perturbações para o mercado de trabalho.

No livro “Poder e Progresso”, Daron Acomeglu e Simon Johnson contam que o aumento da produtividade não se traduz obrigatoriamente em uma maior demanda por trabalhadores. É o avanço da tecnologia que pode causar esses efeitos, sem a necessidade de contratação de novos funcionários.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário