Página Inicial Tecnologia Resgate de dados sequestrados por hackers custa R$ 2 milhões em média

Resgate de dados sequestrados por hackers custa R$ 2 milhões em média

Publicado pela Redação

O ransomware é o sequestro de informações que impede o acesso aos dados da empresa. Este bloqueio é feito por meio de criptografia (código que embaralha as informações e impede o acesso a elas), e a chave para desbloqueio só é liberada mediante o pagamento de resgate. Em alguns casos, cibercriminosos ameaçam vazar informações confidenciais para pressionar a companhia a pagar.

Contaminação pelo ransomware é geralmente feita pelo download de arquivos maliciosos, que se propagam pela rede. Mas isso também pode ocorrer por meio de abertura de anexos de e-mail, acesso a links maliciosos e páginas de web infectadas.

De 2024 para 2025 aumentou de 44% para 73% o número de vítimas de ataques de ransomware no Brasil. O país segue entre os três locais com maio taxa de pagamentos de resgates no mundo, o que faz com que companhias sejam alvo para cibercriminosos, que enxergam alto potencial de retorno André Carneiro, country manager da Sophos no Brasil

Falhas de segurança

Lacuna de segurança conhecida ou desconhecida foi o principal fator listado como causa dos ataques. São ainda mencionados, problemas de recursos (falta de expertise humana ou capacidade operacional) e problemas de proteção (ausência ou baixa qualidade de soluções de proteção).

No Brasil, quem pagou conseguiu desbloqueio dos dados, mas o FBI não recomenda o pagamento de resgate. Segundo a Polícia Federal dos EUA, isso “não garante que você ou sua organização vai recuperar os dados” e “encoraja que criminosos busque mais vítimas e oferece um incentivo para que mais pessoas se envolvam nessa atividade”.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário