Página Inicial Tecnologia Robô da Apple vai atender ligações no iPhone para afastar bandidos

Robô da Apple vai atender ligações no iPhone para afastar bandidos

Publicado pela Redação

Há duas espécies de ligações inconvenientes. As de curta duração são feitas de forma automatizada pelos robôs de centrais de telemarketing. Chamadas de “robocalls”, duram menos de seis segundos e são feitas aos montes. Se você atender, só ouvirá o silêncio, porque o propósito é checar se a linha continua ativa.

A Anatel (Agência Nacional das Telecomunicações) começou a medi-las em 2022, quando várias medidas foram lançadas para coibir a prática. Desde então, o volume caiu ?já foram 17,9 milhões em maio daquele ano; chegaram a 10,2 milhões em abril de 2025?, mas continuam correspondendo a mais de 60% do total de chamadas telefônicas no país.

É, porém, o segundo tipo de chamadas que a nova função do iPhone deve combater. Com objetivo comercial, elas são feitas para oferecer produtos ou serviços. Só que criminosos já tomaram emprestada a estética dessas ligações. Com isso, fingem falar em nome de uma empresa ?adotam inclusive os robôs chamadores. Tudo para arrancar dados pessoais que possam ser usados para acessar contas bancárias ou obter algum benefício. É o golpe conhecido como “spoofing”, que inclui até a adoção de outros DDDs para enganar desavisados.

Imagem

Diante do volume gigantesco de ligações irritantes, o “Call Screening” tem potencial de rivalizar com as traduções ao vivo feitas por inteligência artificial pela atenção dos donos de iPhone, quando o iOS 26 sair. Quem tem Android, no entanto, já tem esse gostinho pelo menos desde 2019. Modelos da Motorola e o Pixel, do Google, já saem de fábrica com a novidade. Nos aparelhos da Samsung, é a assistente pessoal Bixby que dá as caras para falar com quem está do outro lado da linha.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário