Página Inicial Tecnologia Senha fraca permitiu que hackers falissem empresa de 158 anos

Senha fraca permitiu que hackers falissem empresa de 158 anos

Publicado pela Redação

Empresa operava 500 caminhões de carga quando o ataque ocorreu em 2023. Quando a gangue de hackers conhecida como Akira invadiu o sistema da KNP, impediu o acesso dos funcionários a quaisquer dados necessários para voltarem ao trabalho.

Hackers deixaram mensagem de “resgate”. “Se vocês estão lendo isso significa que a infraestrutura interna de sua empresa está totalmente ou parcialmente morta. Vamos guardar todas as lágrimas e ressentimentos para nós mesmos e tentar construir um diálogo construtivo”, ameaçava sutilmente a mensagem.

Criminosos queriam dinheiro para devolver os dados da KNP. Segundo os hackers, esse era o único jeito de conseguir as informações de volta. Embora não tenham fixado um preço, uma firma especializada na negociação destes resgates ouvida pela BBC, mas não identificada, estimou que o valor poderia chegar a 5 milhões de libras (cerca de R$ 37,7 milhões).

Transportadora não tinha dinheiro para pagar os hackers e perdeu seus dados, indo à falência. Segundo seus diretores, suas práticas de TI estavam alinhadas às do mercado e também possuíam um seguro contra ciberataques.

Como criar uma senha segura

Senhas de números e letras podem ser consideradas as de maior risco caso a pessoa use combinações simples. Se a palavra existe no dicionário, são as primeiras tentativas dos chatbots (robôs de conversa) para tentar quebrar a segurança. Se é uma sequência que precise de anotação no papel ou bloco, isso aumenta a vulnerabilidade, já que alguém pode encontrá-la.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário