Página Inicial Negócios Stellantis tem prejuízo de mais de 2 bilhões de euros no 1º semestre, agravado pelo tarifaço dos EUA

Stellantis tem prejuízo de mais de 2 bilhões de euros no 1º semestre, agravado pelo tarifaço dos EUA

Publicado pela Redação


Logotipo da Stellantis na entrada da fábrica da montadora em Hordain, na França. Foto de julho de 2021.
Reuters/Pascal Rossignol/Foto de arquivo
A Stellantis registrou uma perda preliminar de 2,3 bilhões de euros no primeiro semestre. A montadora enfrenta dois grandes desafios: renovar suas linhas de produtos na Europa e nos Estados Unidos, e lidar com o impacto das tarifas impostas pelos EUA sobre veículos e peças automotivas.
Segundo comunicado desta segunda-feira, a empresa teve encargos de 3,3 bilhões de euros antes dos impostos. O valor inclui o cancelamento de projetos, provisões para multas ligadas a regras antigas de emissões de carbono nos EUA e novos investimentos em carros híbridos na Europa e em modelos a gasolina no mercado americano.
📱Baixe o app do g1 para ver notícias em tempo real e de graça
Os resultados da montadora foram “piores do que o consenso, mas acreditamos que números fracos já eram esperados”, escreveu o analista Philippe Houchois, do Jefferies, em nota a clientes.
Analistas da Bernstein afirmaram que, apesar da “grande” perda nos lucros, as medidas de reestruturação adotadas pela Stellantis “sugerem ações decisivas”.
Dona de um amplo portfólio de marcas — incluindo Fiat, Peugeot, Chrysler e Jeep —, a empresa afirmou que as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, já custaram 300 milhões de euros, levando à redução no envio de veículos e a cortes na produção para ajustar os níveis de fabricação.
O prejuízo da Stellantis, em contraste com o lucro líquido de 5,6 bilhões de euros registrado no ano anterior, evidencia os desafios enfrentados pelo novo CEO, Antonio Filosa, nomeado em maio após o fraco desempenho da empresa no estratégico mercado norte-americano em 2024, que levou à saída do ex-CEO Carlos Tavares.
Filosa prometeu nesta segunda-feira que 2025 será “um ano de melhoria gradual e sustentável” para a montadora, após um “primeiro semestre difícil, com crescentes ventos contrários externos”.
“Apesar das dificuldades, também foram seis meses de progresso significativo em comparação com o segundo semestre de 2024”, afirmou ele em carta enviada aos funcionários, obtida pela agência Reuters.
As vendas da Stellantis na América do Norte caíram 25% no segundo trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo comunicado divulgado nesta segunda-feira, indicando que a montadora ainda enfrenta um longo caminho de recuperação.
A Stellantis também relatou uma demanda fraca na Europa, especialmente no segmento de vans.
A receita do grupo no primeiro semestre totalizou 74,3 bilhões de euros, abaixo dos 85 bilhões registrados no mesmo período de 2024, mas acima dos 71,8 bilhões de euros do segundo semestre daquele ano.
A Stellantis divulgará os resultados financeiros consolidados do primeiro semestre no dia 29 de julho.
‘Bullying de Trump contra Brasil está saindo pela culatra’, diz jornal dos EUA

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário