Esse teste mostrou que os veículos estavam em alta velocidade, freando repentinamente, passando por cima de um meio-fio, entrando na pista errada e deixando passageiros no meio de vias com várias faixas.
O preço das ações da Tesla caiu 6,1% em dois dias de negociação após o início do teste, eliminando cerca de US$68 bilhões do valor de mercado.
Musk e sua fabricante de veículos elétricos foram acusados de exagerar repetidamente a eficácia e as perspectivas de sua tecnologia de direção autônoma, inflando as perspectivas financeiras e o preço das ações da Tesla.
Os acionistas disseram que isso incluía a garantia de Musk, em uma teleconferência de 22 de abril, de que a Tesla estava “focada em lançar o robotáxi para Austin em junho” e a afirmação da Tesla, no mesmo dia, de que sua abordagem à direção autônoma proporcionaria “implantação escalável e segura em diversas regiões geográficas e casos de uso”.
A Tesla não respondeu imediatamente nesta terça-feira aos pedidos de comentários. O diretor financeiro Vaibhav Taneja e seu antecessor Zachary Kirkhorn também são réus.
A expansão dos robotáxis é crucial para a Tesla, pois a empresa enfrenta uma queda na demanda por seus veículos elétricos antigos e uma reação negativa às posições políticas de Musk.