Procedimentos de transição de gênero podem ser proibidos para menores de idade em Cuiabá (MT). Foi aprovado um projeto de lei na Câmara Municipal nesta terça-feira (15) que impede a realização de terapias hormonais e cirurgias com a finalidade de transição de gênero para pessoas com menos de 18 anos. O bloqueio hormonal também ficaria proibido.
Doenças que demandem tratamento com hormônios ficam excluídas da proibição. Agora, o projeto de autoria de Rafael Ranalli (PL) vai para sanção do prefeito Abilio Brunini, também do PL.
No projeto, o vereador cita a resolução do CFM (Conselho Federal de Medicina) que muda as normas estabelecidas em 2019 para crianças e adolescentes trans.
A resolução 2427 do CFM vetou o uso de bloqueadores hormonais em crianças e adolescentes trans. A medida do conselho, aprovada no início de abril deste ano, proíbe o bloqueio hormonal para mudança de gênero em crianças e adolescentes e aumenta de 18 para 21 anos a idade mínima para realização de cirurgias.
A diretriz de 2019 permitia a reposição de hormônios sexuais para feminização ou masculinização a partir dos 16 anos e a cirurgia a partir dos 18. O bloqueio dos hormônios sexuais, feito com análogos de hormônio liberador de gonadotrofinas (GnRH), estava previsto nos estágios iniciais da puberdade.
A resolução de 2025 do CFM foi judicializada e está em tramitação no STF (Supremo Tribunal Federal) após entidades LGBTQIA+ entrarem com uma ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) para derrubar a norma. O ministro Cristiano Zanin foi escolhido como relator da ação.
O vereador Rafael Ranalli é autor de outro projeto sobre pessoas trans que visa a impedir a participação em competições esportivas em modalidades que não correspondam ao sexo biológico.
sua assinatura pode valer ainda mais
Você já conhece as vantagens de ser assinante da Folha?
Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui).
Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia.
A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muito
Mais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?