Página Inicial Tecnologia Trump ameaça taxar Apple em 25% se iPhone não for feito nos EUA

Trump ameaça taxar Apple em 25% se iPhone não for feito nos EUA

Publicado pela Redação

Estima-se que 15% de todos os iPhones do mundo são produzidos na Índia — a grande maioria é produzida em território chinês. O objetivo da Apple ao mover parte da produção para a Índia é diminuir a dependência da China, ainda mais em meio a uma guerra tarifária entre China e EUA.

Índia foi atingida com tarifa de 27%. Por enquanto, China e EUA reduziram temporariamente tarifas recíprocas, que estavam em mais de 100%, em um acordo estabelecido na Suíça, no início de maio. Mesmo assim, Trump isentou tarifas de eletrônicos, computadores e chips importados.

Com a guerra tarifária, Apple intensificou produção de iPhones na Índia e fretou vários aviões para evitar as taxas impostas por Trump. Em abril, estima-se que foram levados mais de 1,5 milhão de telefones para o mercado americano.

Hoje, Trump também anunciou taxa de 50% contra países europeus. Presidente diz que “tem sido muito difícil lidar com a União Europeia, que foi formada com o objetivo principal de tirar vantagem dos Estados Unidos no comércio”.

Por que Ásia concentra fabricação e fornecimento de eletrônicos?

Expertise, infraestrutura e custo justificam empresas fabricarem eletrônicos na Ásia. Em entrevista em 2017 ao programa 60 Minutes, da rede americana CBS, Tim Cook, CEO da Apple, explicou a razão de a empresa concentrar a manufatura de produtos da marca na China.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário