Entre os mais populares estão o Tralalero Tralala, o Bombardiro Crocodilo e o Tung Tung Tung Sahur, uma espécie de taco de beisebol indonésio. Ele ameaçaria a porta da casa dos seus anfitriões caso ele toque e não seja atendido.
O sucesso, explica o Youtuber Filipe Leme, está no fato de que o internauta cai em uma bolha. “Eu comecei a ver um depois do outro e não parava mais de surgir bicho, e aí começou a fixar na minha cabeça e eu não consigo pensar em outra coisa”, disse em um vídeo. Esta obsessão que ele descreve é, justamente, o efeito “brain rot” (veja a explicação abaixo).
Os personagens começaram a ganhar mitologia própria nas comunidades. Na Wiki dedicada apenas aos fãs do “brain rot“, há uma relação de animais e perfis para cada um, que contam histórias de como um se liga ao outro. O Tralalero Tralala, por exemplo, teria um suposto passado heroico e sido reconhecido como cavaleiro pelo rei Charles 3º por seus esforços contra o Bombardiro Crocodilo.
As histórias criadas para os animais também se relacionam com fatos da atualidade. Um dos áudios virais que acompanha o Bombardiro Crocodilo, um crocodilo em formato de avião de guerra, relata o terror do conflito em Gaza.