Página Inicial Tecnologia Tubarão que muda de cor? Descoberta impressiona cientistas

Tubarão que muda de cor? Descoberta impressiona cientistas

Publicado pela Redação

Esses componentes estão separados em células diferentes, como se fossem sacos com espelhos e sacos com absorventes escuros, mas posicionados juntos para trabalharem em conjunto Viktoriia Kamska, em comunicado

Descoberta anatômica foi possível graças a uma combinação de técnicas avançadas de imagem. Foram usadas a dissecção em microescala, microscopia óptica, microscopia eletrônica, espectroscopia, utilizadas para entender a forma, a função e a arquitetura dessas nanoestruturas, diz o comunicado.

O que mais impressionou os pesquisadores foi a possibilidade de mudança de cor. A combinação entre o pigmento melanina e estruturas organizadas, como placas de guanina com espessura e espaçamento específicos, gera uma coloração intensa e estável.

Pequenas variações no espaçamento entre os cristais podem alterar o tom da pele do tubarão. Segundo os cientistas, espaços mais apertados resultam em azul, enquanto distâncias maiores mudam para verde ou dourado.

Quando você combina esses materiais, cria também uma poderosa capacidade de produzir e mudar a cor. O mais interessante é que conseguimos observar pequenas alterações nas células que contêm os cristais e modelar como isso influencia a coloração do animal como um todo Mason Dean, também responsável pelo estudo

Tubarão-azul
Tubarão-azul Imagem: Alessandro De Maddalena/Getty Images/iStockphoto

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário