Página Inicial Tecnologia Zuckerberg ‘rouba’ brasileiro do Google para reforçar novo time de IA

Zuckerberg ‘rouba’ brasileiro do Google para reforçar novo time de IA

Publicado pela Redação

Cobiçado pelas Big Tech que disputam a dianteira da corrida pela IA, Velloso já foi conselheiro de Satya Nadella, CEO da Microsoft, e atuava até mês passado no Google como vice-presidente para desenvolvedores de IA da DeepMind, a área responsável por desenvolver as ferramentas inteligentes em que a empresa aposta seu futuro, do Gemini ao Gemma.

Ele trabalhava com Demis Hassabis, laureado com o Nobel de Química pelo trabalho no AlphaFold, um sistema de IA que prevê a estrutura de proteínas a partir da sequência de aminoácidos.

Em seu post de despedida nas redes sociais, Velloso comemorou os 7 milhões de desenvolvedores que já usam o Gemini.

Em junho, ele veio ao Brasil para participar do maior evento do Google no país. Durante o Google for Brasil, o executivo anunciou o Projeto Gaia, um modelo de inteligência artificial treinado em português e voltado aos brasileiros. Atualmente, os modelos mais populares são treinados em inglês ou em chinês e apenas se adaptam às outras línguas.

A parceria contava com a DeepMind, Associação Brasileira de Inteligência Artificial e o Centro de Excelência de Inteligência Artificial (CEIA) da Universidade Federal de Goiás, além das startups Nama e Amadeus.AI.

Já testam o Gaia os tribunais de contas de Goiás (TCE-GO) e dos municípios goianos (TCM-GO) para filtrar processos e fiscalizar editais, respectivamente.

Você também pode gostar

Deixe seu Comentário